RAIZES DO REGGAE


Entenda mais um poco sobre um Ritmo marcante e contagiante qué o Reggae ele abrange varias vertentes vamos  ler um pouco sobre alguma delas uma vez que são varias:


 O Ska.

O Ska é um estilo musical jamaicano que se desenvolveu entre o final dos anos 5O e no início dos anos 60. Combina elementos do Swing e do mento com o jazz e o rhythm and blues norte-americano, foi um precursor na Jamaica do rocksteady e mais tarde do reggae. O Ska, apresenta um rítmo forte que acompanha o Reggae swingueiro na sua vibração melódica.
Especialistas em música dividem a história do Ska em três ondas:
*A primeira onda(original).
Mentores:
Desmond Dekker
Laurel Aitken (conhecido como o "Padrinho do Ska")
Peter Tosh
The Skatalites (os "criadores" do ska)
The Wailers
Jimmy Cliff
*Segunda onda(Two-Tone)
Mentores:
Culture Club
The Selecter
The Specials
Madness
*Terceira onda(Ska-core)
Mentores:
Catch 22
Goldfinger
Less Than Jake
Kortatu
Mad Caddies
No Doubt
Reel Big Fish
Ska-P
Streetlight Manifesto

Instrumentos típicos: Guitarra, Baixo, Trompete, Trombone, Saxofone, Piano, Tambores, Órgão

   
Rocksteady


O advento do rocksteady veio em 1966, poucos anos após a independência da Jamaica. É um derivado do ska e lançou as bases para a criação de reggae, que é hoje uma das formas de música do mundo mais populares.

Uma teoria por trás da criação do rocksteady é que ele tem o nome de uma canção popular, "Rock Steady", de Alton Ellis. Ele difere do ska em que ele tem andamento mais lento e há mais ênfase no baixo e foi assim chamado porque quando você ouviu a música que você estava em um lugar e abalou de forma constante. A batida traseira estilo ska-e a ênfase na offbeat transitado em rocksteady.

O elemento Rude Boy social na Jamaica na época fortemente influenciado as letras em rocksteady, que eram normalmente sobre o romance eo estilo de vida Rude Boy. Canções como "Rudie No Good", de Justin Hinds & the Dominoes, "
Don't Be a Rude Boy" pelos governantes, e " Girl I've Got a Date" por Alton Ellis, eram canções populares Rude Boy rocksteady.

Rocksteady durou apenas cerca de 2 anos antes de Reggae se tornou a música dominante na Jamaica.


Lovers Rock


Lovers  rock é um estilo de reggae conhecido por seu som romântico e conteúdo. O estilo se originou no sul de Londres em meados de 1970 e veio a ser conhecido como 'Lovers Rock' depois de etiqueta Dennis Lascelles Harris registro Nova Cruz com o mesmo nome.

Um estilo adequado para a cena reggae de Londres, rock amantes representou um contraponto apolítico ao som Rastafari consciente dominante na Jamaica no momento. Enraizado nos sistemas de som de South London, o estilo teve um apelo especial entre as mulheres e produziu muitas estrelas femininas incluindo Carroll Thompson, Marks Louisa e Janet Kay, que passou a alcançar o número 2 nas paradas pop britânicas com "Silly Games" em 1979 . Embora observado para a preponderância de jovens e de seus expoentes femininos (marcas Louisa tinha apenas 14 anos quando gravou "Caught You in a Lie"), o novo estilo produziu o seu quinhão de estrelas do sexo masculino, bem como, mais notavelmente Trevor Walters. Posteriormente, numerosos bem estabelecidos atos jamaicano chegou a tentar sua mão em um novo som. Mais bem sucedido dentre estes era Gregory Isaacs.


 Dancehall


Dancehall é um tipo de música popular jamaicana que se desenvolveu no final dos anos 1970, com expoentes como Yellowman e Shabba Ranks. É também conhecida como Bashment.

O estilo é caracterizado por um deejay cantar e brindar (ou rap) sobre-primas e dançante música dos riddims ". O ritmo no dancehall é muito mais rápido do que no reggae, às vezes com o tambor de máquinas substituindo sets acústicos. Nos primeiros anos de dancehall, alguns encontraram sua bruto letras ou "folga", particularmente por causa de seus tons sexuais, popular entre os jovens na Jamaica. Como seu antecessor reggae, dancehall, eventualmente, fizeram incursões na cena musical mundial. Pode ser o antecessor de música hip hop.

Este deejay liderada, em grande parte sintetizada cantar com acompanhamento musical partiu de concepções tradicionais de entretenimento popular jamaicano musical. Dub poeta Mutabaruka mantida: "Se 1970 foi reggae vermelho, verde e ouro, em seguida, na próxima década era correntes de ouro". Ele estava muito longe de suas raízes delicadas e cultura, e houve um debate acalorado entre os puristas quanto à possibilidade deve ser considerada uma espécie de extensão da música reggae.

Origens da Danceall

Dancehall deve o seu apelido para os espaços em que as gravações populares jamaicanas foram transmitidos por sistemas de som local e prontamente consumido por seu "set-to-party" patrocínio; comumente referido como "dança salões". Dancehall, o gênero musical, é considerado por muito tempo ser a criação de Henry "Junjo" Lawes em 1979. A produção de música dancehall foi aperfeiçoado por King Jammy no início dos anos 80, durante a transição do dub ao dancehall, e as tentativas originais para digitalizar "ganchos" para "brinde" ao longo de deejays jamaicanos.

Hit King Jammy de 1985, "(Under Me) Sleng Teng" de Wayne Smith, com um gancho ritmo totalmente digital levou o reggae dancehall mundo pela tempestade. Muitos creditam essa música como sendo o "ritmo digital" primeiro reggae, levando à era do dancehall moderno. No entanto, este não é inteiramente correto, pois existem exemplos anteriores de produções digitais; único Horace Ferguson "Sensi Addict" (Ujama) produzida pelo Príncipe Jazzbo em 1984 é um deles.

Grandes artistas e marcos

Dancehall surgiu no início de 1980, ea maior parte da produção criativa pode ser creditada a músicos de estúdio Steely & Clevie, junto com um punhado de produtores que colaboraram com. Criaram a música para muitos dos riddims que o género baseou-se. A década viu a chegada de uma nova geração de DJs, mais distinto foram os mais difíceis gumes, como Ninjaman, Flourgon, Árvores Gerais, Tiger, Admiral Bailey, Super Cat, Yellowman, Tenor Saw, Thunder Shelly, Reggie Stepper, Shabba Ranks, Johnny P, Peter Metro, Charlie Chaplin, Cutty Ranks e San Papa para nomear alguns. Para complementar seu som, um estilo "doce cantar" vocal evoluiu a partir das raízes do reggae e R & B, marcado por seu falsete e entonação quase feminina, com os proponentes como Pinchers, Cocoa Tea, Sanchez, Admiral Tibet, Frankie Paul, Half Pint, Conroy Smith , Courtney Melody, Carl Meeks e Barrington Levy. É importante notar que um monte de cantores de reggae estabelecidas como Gregory Isaacs, Barry Militant, Beres Hammond, Johnny Osbourne e U-Roy transferida para dancehall.

No início dos anos 90, canções como Dawn Penn de "No, No, No", Shabba Ranks de "Mr. Loverman", "Homem Trabalhador" Patra e Demus Chaka e "Murder She Wrote" Alicate 'se tornaram alguns dos megahits dancehall primeiros no EUA e no exterior. Várias outras variedades de dancehall alcançaram o sucesso do cruzamento fora da Jamaica na década de 1990 meio-de-final. Tanya Stephens deu uma única voz feminina para o gênero na década de 1990.

Os anos 1990-1994 viram a entrada de artistas como Buju Banton, Bounty Killer, Lady Saw, Shaggy, Diana King, Spragga Benz, Capleton, Beenie Man e uma grande mudança no som do dancehall, trazida pela introdução de um novo geração de produtores e para melhor ou para pior, o fim do estrangulamento Steely & Clevie sobre a produção riddim.

No final dos anos 1990, muitos profissionais como Buju Banton e Capleton retornou ao movimento Rastafari e mudaram seu foco lírico de "consciência", um reflexo dos fundamentos espirituais do Rastafari.

Início dos anos 2000 viu o sucesso de novos atos de gráficos, tais como Elephant Man e Sean Paul.

Atualmente, Sean Paul tem o sucesso alcançado nos Estados Unidos e produziu vários Top 10 da Billboard, incluindo "We Be Burnin '", "Get Busy", "Temperatura" e de 2006 single "Give It Up To Me".

VP Records domina o mercado de música dancehall com Sean Paul, Elephant Man, Buju Banton e. VP muitas vezes tem uma parceria com grandes gravadoras como Atlantic e da Ilha, na tentativa de expandir ainda mais seu potencial de distribuição especialmente no mercado dos EUA.

A cultura do dancehall

Música Dancehall originou no final dos anos 70 na Jamaica, como resultado de vários fatores políticos e sócio-econômico. Seu antecedente; música reggae, foi fortemente influenciada pelas ideologias da cultura rastafari e foi ainda mais irritada com os movimentos socialistas da época. Muitos tornaram-se amargurado com os movimentos e as duras realidades econômicas trouxeram a ilha de suportar. Foi nessa época que neo-liberais axiomas e avareza começou factoring para as vidas de muitos jamaicanos, que posteriormente deu origem a esta forma ostensiva novo de entretenimento.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Larry Marshall

Uma lenda viva do reggae da jamaica em Belém