O REGGAE NA JAMAICA

Claro,a pátria mae do reggae,onde ele nasceu,e aonde se encontra o maior número de artistas do genero,a quantidade é enorme e praticamente incontável,pois a cada dia surgem novos e mais novos cantores e bandas..
O Reggae foi desenvolvido na Jamaica,no Caribe,seu legítimo local de origem.Originário da década de 60,tendo como influençia o mento,o calypso,o ska,rezas africanas,e também o blues,soul e jazz americanos,muito populares nas rádios locais de Kingston,na época.O reggae divide-se em vários subgêneros,como o “roots reggae” (o reggae original) o “dancehall reggae”, que é originário da década de 70,o reggae dub,reggae toaster,dub poetry,nyabinghi,etc… O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 70 e 80. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura Rastafari, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais pra tentar desviar os olhos do povo pra isso, um modo de alertar e incentivar o povo á se mobilizar contra seus problemas.Em alguns casos,nas letras é citada a cannabis, considerada erva sagrada pelos rastafaris.
Considerada a ´´Nashwille´´do terceiro mundo,Kingston é famosa pela quantidade de artistas,gravadoras e produtores envolvidos com o reggae,além de numerosas lojas de discos de reggae e os tradiçionais sound-systems,exibiçoes em plena rua,ou clubes,de música ao vivo,auxiliada com potentes e modernos(ás vezes nem tanto), equipamentos de som, e improvisada na hora por um cantor ou Dj ´´toaster´´,a´lá U-Roy…Clement Coxsone e Dodd Duke Reid,foram donos dos primeiros sound systems surgidos em Kingston.
Duke Reid e Dodd tornam-se donos de estúdios na Jamaica, no caso de Dodd ele funda o Studio One, celeiro dos maiores artistas de reggae de todos os tempos.
Pelo Studio One passaram Bob Marley & The Wailers, Burning Spear, Dennis Bronw,Inner Circle.
A música Jamaicana dá sua grande e definitiva virada no final dos anos 60, o pai da revolução é conheçido como Mr. Lee ´´Scratch´´ Perry,cantor e produtor,que depois se juntou á Bob Marley para produzir seu material.
A ilha da Jamaica produziu todas as lendas e estilos do reggae nomes como Bob Marley & the Wailers,Peter Tosh,Bunny Wailer,Jacob Miller & Inner Circle,Joe Higgs,Dennis Brown,Gregory Isaacs,Culture,Israel Vibration,The Gladiators,The Congos,Max Romeo,Sly & Robbie,Pablo Moses,Jimmy Cliff,The I-TALS,Wailing Souls,The Meditations,Cornell Campbell,Bob Andy,Eric Donaldson,Jackie Brown,Prince Far I,U-Roy,I-Roy,Augustus Pablo,Dillinger,Trinity,Lee ´´Scratch´´ Perry,Junior Murvin,Jr. Delgado,Toots,Ijahman Levi,Hugh Mundell,Ras Michael & the sons ofNegus,Kiddus I,Black Uhuru,Don Carlos,Junior Reid,Michael Rose,Mighty Diamonds,Junior Byles,Skatalites,The Heptones,Justin Hinds,Dr. Alimantado,Prince Jazzbo,Niney the Observer,I-Threes,Althea & Donna,Lacksley Castell,Half Pint,Mutabaruka,Cocoa Tea,Freddie Mcgregor,Sugar Minott,Yellowman,Eek-a-mouse,Ini Kamoze,Jah Lion,Jah Woosh,Freddie McKay,Leroy Smart,Chinna Smith,The Viceroys,Yabby You,The Abyssinians,Twinkle Brothers,Luciano,Garnett Silk,Everton Blender,Alton & Hortense Ellis,John Holt,Jackie Mittoo,centenas,ou até milhares de outros artistas,produziu também numerosas bandas de apoio fabulosas,com músicos competentes como The Revolutionaries,Skin Flesh & Bones,Roots Radics Band,The Aggrovattors,Soul Syndicate,The Professionals,tantas outras,que dão apoios aos cantores,tanto em estúdio como em shows..
Agora nos dias atuais,o reggae na Jamaica tomou outros caminhos,modernos,eletronicos,embora todos os generos como o reggae roots e dub são muito bem prestigiados,felizmente,mas a ilha mergulhou no dancehall,um movimento que vem desde os anos 90 e continua firme por lá,faz suçesso entre o público local,a Jamaica produz também diversos artistas desse genero como o pioneiro Barrington Levy,Shabba Ranks,Anthony B,Sizzla,Capleton,Fantan Mojah,Buju Banton,Burru Banton,Chaka Demus & Pliers,Tiger,Mad Cobra,Ninjaman,General Trees,Elephant Man,Beenie Man,Bounty Killer,Sean Paul,Mega Banton,Lieutnant Stitchie,Richie Spice,Lutan Fyah,Junior Kelly,Pinchers,Damian Marley,Chuck Fenda,Spragga Benz,Admiral Tibet,nomes da nova geração do reggae.

Postagens mais visitadas deste blog

Larry Marshall