Dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, um dia para relembrarmos nossas lutas e comemorarmos nossas conquistas. É nossa voz cada vez mais ativa perante a sociedade.
A música é um dos campos onde as mulheres atuam e conseguem um destaque especial. No reggae não poderia ser diferente. Temos representantes que vêem na música a melhor forma de expressão, de contribuição e valorização da mulher.

Logo no começo da história do Reggae, quando os músicos se reuniam em estúdios, como Studio One, muitas mulheres já estavam presentes. Nos anos 60, o reggae estava tomando forma e muitos grupos vocais femininos, como The Gaylettes e The Soulettes, formaram-se nesse período. Marcia Griffiths e Judy Mowatt, eram as principais cantoras do gênero na Jamaica anos antes de se juntarem com Rita Marley para compor as I-Threes, grupo que depois acompanharia Bob Marley & The Wailers por muitos anos.

Confira +:
-That’s the way (Live at Sunsplash 81)
http://www.youtube.com/watch?v=rLnQ9T2M9QI

O marco dessa empreitada feminina na cena reggae foi o LP “Black Woman” de Judy Mowatt, que foi o primeiro disco cantado e totalmente produzido por uma mulher, além do seu disco “Working Wonders” que foi o primeiro álbum de reggae feito por uma mulher a ser nomeado ao Grammy (1985).

Confira + :
- Black Woman with the Ligth of Love
http://www.youtube.com/watch?v=UQ04vX_R5c4

Barbara Jones
Barbara começou no início da década de 70 e depois de muitos sucessos lançou o LP "The Best of Barbara Jones", o qual foi remasterizado e relançado em 1994 com o nome de "For Your Ears Only". Recentemente, sabe-se que Barbara Jones converteu-se e pôs início à fase gospel de sua carreira. Como dito anteriormente, o disco For Your Ears Only, reúne alguns dos maiores sucessos de Barbara Jones, e é uma ótima apresentação da carreira da cantora. Vale a pena curtir!

Confira + :
- Black Woman with the Ligth of Love
http://www.youtube.com/watch?v=UQ04vX_R5c4

Hortense Ellis
Em 1959, Hortense Ellis lançou-se no mundo da música, com uma faixa escolhida pelo seu irmão mais velho: Alton Ellis. Em 1964 já estava levando o título de melhor cantora Jamaicana. Foi no período do Rocksteady que lançou um de seus maiores sucessos, ‘I'm Just A Girl’, proveniente do Studio One, uma adaptação da música I'm Just A Guy, de Alton. Nos anos 90,foi diagnosticado um câncer na garganta. Ela faleceu em 18 de outubro de 2000, aos 59 anos.

Confira+:
- I'm just a girl
http://www.youtube.com/watch?v=0X0iUa0a5xs

Marcia Griffiths
Simplesmente a imperatriz do Reggae! Pra quem não sabe, entre 1974 e 1981, ela participou das I-Threes, trabalhando junto a Bob Marley and The Wailers, um momento muito importante em sua carreira. “ Palavras não são suficientes para expressar minha experiência com as I-Threes and Bob Marley and The Wailers”, diz Marcia. Mas ela se destacou mesmo na sua carreira solo. Hoje, com 40 anos de carreira, continua nos mais altos patamares da música jamaicana, ainda mostrando o mesmo bom desempenho de sempre. “Minha música viverá, não só pelo dinheiro, mas pela satisfação que eu obtenho de fazer o trabalho que eu amo, isso é o que realmente me mantém aqui todos os dias”.

Confira+ :
- All my life
http://www.youtube.com/watch?v=cAgOhgVtT0E&feature=related

Atualmente
*Sister Nancy, nascida em Kingston, Jamaica, é uma dj de dancehall e cantora. Ela é a primeira dj feminina original de dancehall. Uma das músicas mais famosas dela é a "Bam Bam".

Confira + :
- Bam bam LIVE @ Dub Club, L.A
http://www.youtube.com/watch?v=lNzPjqIs7AA&feature=related


Cecile(Rainha do Dancehall)
Canta com o grupo Propagand'JaH (reggae dancehall) desde 2002 e eventualmente com o Cool & ruff sound.

Confira +:
- Ms Cecile
http://www.youtube.com/watch?v=hkg2-CRA2GE&feature=related


Tanya Stephens(Pop Star do Reggae)
Ela é versátil. Muitas de suas canções falam de festas e bailes, mas seus maiores hits foram todas sobre relacionamentos. Ela também inclui questões sociais.

Confira + :
- It’s a Pity (with lyrics)
http://www.youtube.com/watch?v=b5paJp4BUDA


Etana
*Etana que começou como Backing Vocal da Banda Richie Spice e teve tanto sucesso com os dois shows fora da jamaica como backiing vocal que a própria banda pediu para ela seguir carreira solo.

Confira +:
- I am not Afraid
http://www.youtube.com/watch?v=jI7Y1SXPNXI&feature=related


Dezarie
Nascida em St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas.. Recebeu o prêmio Best New Female Reggae Artist (Melhor Revelaçao Feminina do Reggae) em Atlanta. Possui dois discos em sua carreira, Fya de 2001 e Gracious Mama Africa de 2003.

Confira+ :
- Don’t Cry
http://www.youtube.com/watch?v=i1i8SCwX2cs&feature=related

Alika
Alika lidera o reggae roots dancehall latino. Letras claras e simples que falam de respeito, dignidade, opressão, a vida nos países do terceiro mundo e os problemas que vivem nos bairros.

Confira +:
- Galang
http://www.youtube.com/watch?v=Dw4rtERX0zw&feature=related


Outros Nomes Reggae:

African Princess, Althea and Donna, Angeleta, Barbara Jones, Bavy Mack, Della Humphrey, Diana Heron, Elaine Moore, Fabian Cooke, Flora Adams, Jay Tees, Joy White, Joyella Blade, Karen Mark, Marcia Aitken, Marie Pierre, Sisters Webber (Marlene & Cynthia), Martha Velez, Nora Dean, Paula Clarke, Paulette, Shella Record, Sister Africa, Sister Bell, Sister Stern, Sonia Spence, Stephanie Samuels, Tit Collins, Veronica Adams, Alaine, Alika, Claudelle Clarke, Donna Marie, Desarie, Etana, Eve & Dawn Penn, Joyce Bond ,Judy Boucher,Lady Passion,Lady Saw, Lady V, Malica, Natasha, Nina Sky, Cecile(rainha do dancehall), Queen Omega, Sasha, Tricia & The Super Sonics, Tania Stephens, Yona,Zoe.

A Vibe+ deseja uma feliz Dia Internacional da Mulher!



http://www.emfocosurf.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Larry Marshall