Roots Reggae Music Tribo de Jah

 

A história da banda Tribo de Jah inicio-se na Escola de Cegos do Maranhão onde se conheceram os quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho), lugar em que viviam em regime de internato, começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada.

Foi neste momento que surgiu o radialista Fauzi Beydoun, nascido em São Paulo, filho de italianos com libaneses, que já havia morado quatro anos na Costa do Marfim (África), grande aficionado pela cultura reggae a qual era efervescente em São Luis nos anos 80, e que se tornou um fenômeno quase inexplicável nas terras brasileiras do Maranhão, invadindo inicialmente os guetos para depois tomar toda cidade, o interior do estado e até os estados vizinhos.


O reggae viria marcar profundamente a já tão forte e original cultura maranhense, contestado por uma minoria de intelectuais conservadores e abraçado pela grande massa, que através desse estilo musical originaria o título de "JAMAICA BRASILEIRA" à capital do Maranhão. Centenas de clubes de reggae com suas "radiolas" (potentes equipamentos de som que se encarregavam de divulgar o ritmo quando ainda não era tocado nas rádios) e depois diversos programas de rádios que finalmente viriam aderir o mesmo em busca de audiência justificariam largamente o título conquistado. Foi neste cenário que a Tribo de Jah deu a partida para difundir o seu reggae roots até os ossos, com suas mensagens de amor e paz, políticas sociais e divinas, as quais afastaram das grandes gravadoras, as rádios não tocavam, a TV tão pouco informava e os jornais faziam vistas grossas. De forma independente a Tribo de Jah foi fazendo shows e divulgando seus discos, hoje conta com uma gravadora e uma distribuição a nível nacional.

Passados dez anos de trabalho com direito a uma escala no principal palco do reggae mundial (REGGAE SUNSPLASH FESTIVAL - JAMAICA 95), após ter se apresentado nos quatro cantos do país (de Belém a Porto Alegre, passando pelo Canecão e Metropolitam - Rio, Palace e Olimpia - São Paulo) e alguns pontos internacionais (Buenos Aires - Argentina, Caiena - Guiana Francesa, além de shows na Europa em paises como a França e Itália) denotam o momento muito especial no caminho que a Tribo de Jah vem trilhando para um inevitável reconhecimento de seu trabalho tanto no Brasil como no exterior.

 

Roots Reggae Music

Tribo de Jah

É noite de reggae em Belém do Pará
A moçada se meche e o som logo mais vai rolar
Uma nuvem suor, um lookin no espelho
As cores do astral são verde, amarelo e vermelho
A Tribo ataca no parque dos Igarapés
A moçada desce de busum, de carro ou a pé
Espectativa vem meio a inflamação
(enquanto a Tribo chega)
E deixando a Tribo detonar seu tempo é que são
Encanto, poesia, magia e lamento
Moçada bonita, unida, regra em movimento
Cantando em refugio o amor da Babilonia
O reggae adentra o portal da Amazonia
É bom ver o som batendo Jamaica
Explosão do sentimento fomento da massa
Pulsação, vibração, cultura e resitência
(tudo isso você pode ver)
Dançando roots reggae com a conciência

ÔÔÔÔÔ Reggae aô
Venha roots reggae
reggae music
É noite de reggae em Belém do Pará
A moçada se meche e o som logo mais vai rolar
Uma nuvem suor, lookin no espelho
As cores do astral são verde, amarelo e vermelho

A Tribo ataca no parque dos Igarapés
A moçada desce de busum de carro ou a pé
Espectativa vem meio a inflamação
(enquanto a Tribo chega)
E deixa a Tribo detonar seu tempo é que são

ÔÔÔÔÔ Reggae aô
Venha roots reggae
reggae music

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